Razões para somar é o que não faltam.
1. Produtividade
Reunir pessoas de origens diversas com experiências de vida diferentes pode gerar ideias e percepções que podemos nunca ter considerado ou ter conhecimento. Todos têm seu próprio modo de ver um problema, moldado pelas experiências individuais que tiveram. Ao lidar com uma questão, não seria melhor ter várias interpretações e abordagens, em vez de todos contribuírem com os mesmos pensamentos e conclusões?
2. Cidadãos do Mundo
Se você experimentar a diversidade em sua vida diária, terá uma exposição regular a pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das suas. Você aprenderá as habilidades para se comunicar e interagir com comunidades e conceitos com os quais não está familiarizado e obter uma visão mais ampla.
Você não apenas aumentará seu desenvolvimento social, mas também expandirá sua compreensão do mundo. Isso irá prepará-lo para fazer parte de uma sociedade global, esteja viajando para um novo país, trabalhando com diversos colegas de trabalho ou apenas lendo sobre eventos nas notícias, que afetaram fortemente uma população diferente da sua.
3. Novas perspectivas
Ouvir a experiência de outra pessoa pode ser muito iluminador. Quando você compara suas lutas, prioridades e valores, pode realmente começar a entender de onde vem um indivíduo e compreender suas ações e comportamentos. Talvez conversar com alguém diferente mude sua mentalidade e prioridades, ou pelo menos faça com que você aprecie as motivações e dificuldades de outra pessoa.
4. Diminuição da discriminação
Promover a diversidade é o primeiro passo não apenas para a “tolerância”, mas para uma verdadeira aceitação. Através do contato crescente, exposição e comunicação entre novas pessoas com ideias únicas, os indivíduos descobrem que podem ter mais em comum do que imaginavam. Ou, eles ainda podem ser notavelmente diferentes, e está tudo bem também! Aumentar a familiaridade com essas diferenças pode alterar as perspectivas, facilitando a aceitação e diminuindo os equívocos e preconceitos que alimentam a discriminação.