Quando se é a líder da marca mais valiosa do varejo brasileiro, aparecer na mídia é uma coisa até bem comum. Mas não quando se resolve desafiar o status quo. E isso é o que Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, a marca de varejo mais valiosa do Brasil, mais gosta de fazer.

Em setembro, mais uma vez, ela comandou um terremoto, ao anunciar um programa de trainees exclusivo para candidatos negros. O objetivo declarado era trazer mais diversidade para cargos de liderança – atualmente, enquanto 53% dos funcionários são pretos ou pardos, só 16% lideram.

Mas o propósito é mais amplo – e mais importante. Não temos dúvidas de que o programa representa a ponta de um grande iceberg. A empresária, por meio do Magazine Luiza e de seus outros empreendimentos, está disposta a enfrentar e a vencer o espírito de discriminação e preconceito que ainda é majoritário na sociedade brasileira.

Por isso, escolhemos Luiza Trajano para estrear o que esperamos ser uma galeria de personalidades que estarão ao nosso lado por mais compreensão e menos discriminação.

Quem é Luiza Trajano

Luiza Helena Trajano nasceu no dia 9 de outubro de 1951, no município de Franca, em São Paulo. Desde a infância, a menina já se envolvia com as lojas e, aos 12 anos, ficava como balconista em uma das lojas nas férias.

Posteriormente, aos 18 anos, já trabalhava como vendedora. Mais tarde, durante o curso de Direito na Faculdade de Direito de Franca, passou pelos cargos de gerente, encarregada, superintendente e, enfim, quando tinha 40 anos, foi nomeada líder.

Desde que assumiu a liderança da rede de lojas Magazine Luiza, a empreendedora revolucionou diversos setores das lojas, não apenas externamente para os clientes, mas também para os funcionários. Dessa forma, por meio de programas de apoio, de bonificação e de autonomia aos funcionários, a empresa é considerada como uma das melhores do Brasil para se trabalhar.

Em resumo, desde que virou líder das lojas Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano transformou o que era um negócio familiar e com apenas algumas lojas no interior em uma das principais redes de lojas do país.

Defensora do empoderamento feminino, Luiza já recebeu diversos prêmios, além de ser inspiração para outras mulheres empreendedoras – e homens também, é claro.

Fonte da imagem: Google