A Unilever, empresa global de produtos de consumo de giro rápido de mais de 400 marcas e diferentes setores – como os de alimentação, higiene pessoal e cuidados domésticos –, lançou o programa “Senhor Estagiário”.

Voltado para pessoas com 55 anos de idade ou mais, o processo seletivo procura por estudantes do ensino superior que queiram uma oportunidade de estágio e estejam “em busca de novas aventuras e projetos”.

Em seu site, a Unilever diz que, enquanto em alguns lugares a idade é um fator de exclusão, na empresa “é de inclusão”. A multinacional se compromete a oferecer um ambiente propício para quem está atrás de “reinvenção, recolocação e aprendizados”.

 

Mercado cada vez mais sênior

É uma boa notícia. O aumento da expectativa de vida do brasileiro está levando, cada vez mais, pessoas seniores a buscarem espaço no mercado de trabalho.

Segundo dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o número de pessoas com mais de 65 anos que estão trabalhando com carteira assinada aumentou 43% entre 2013 e 2017, saindo de 484 mil para 649,4 mil.

Da mesma maneira, pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram o crescimento do número de pessoas com mais de 65 anos no país, nos últimos anos.

Entre 2012 e 2018, por exemplo, o aumento do número de idosos no país foi de 26%, chegando a representar 10,5% da população do Brasil em 2018.

Essa realidade só tende a aumentar, e irá se refletir no mercado de trabalho.

Enquanto profissionais seniores ainda enfrentam resistência para ser contratados, pesquisas comprovam os benefícios que eles e elas trazem às empresas.

Um levantamento feito pelo Datafolha em 2017, comparando trabalhadores jovens e seniores, mostrou que profissionais 55+ são mais preparados para o mercado de trabalho.

Segundo a pesquisa, eles foram caracterizados como mais tolerantes, carinhosos, produtivos, responsáveis e éticos. Nesse sentido, o comprometimento e a fidelidade dos idosos reduzem a rotatividade e resultam em economia à contratante.

Felizmente, as barreiras às contratações diminuem à medida que os contratantes descobrem na inclusão uma oportunidade de crescimento do negócio.

 

Processo seletivo

Para o estágio da Unilever, o pré-requisito é que a data de formação do candidato seja de dezembro de 2021 a dezembro de 2022. O início do programa está previsto para fevereiro de 2021.

São oferecidas oportunidades em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Pernambuco.

Há vagas disponíveis para as seguintes áreas de atuação: inteligência de mercado, finanças, jurídico, marketing, nutrição, pesquisa de desenvolvimento, recursos humanos, supply chain, tecnologia da informação e vendas.

O processo seletivo será realizado de maneira remota. Os interessados em tentar uma vaga podem se inscrever no site Unilever para Todes até o dia 18 de outubro.

E você, tem interesse em oferecer uma oportunidade para profissionais seniores ou de outras diversidades? Saiba mais sobre nosso trabalho e cadastre uma vaga.