Projeto Cores do Mundo vai colorir as cidades brasileiras
Tapumes, muros ou paredes provisórias serão artisticamente transformados pelo Grupo Artistas Plásticos Refugiados
A ONG Estou Refugiado iniciou um projeto artístico ambicioso neste mês de abril. Trabalhando lado a lado com o Grupo de Artistas Plásticos Refugiados, pretende preencher de cor, alegria e esperança o vazio dos tapumes das construções civis das nossas cidades. O projeto visa atingir três pilares: renovação urbana, efervescência cultural e desenvolvimento econômico.
Pela dimensão da estética urbana, o projeto trará para as cidades uma explosão de novas cores e formas, cobrindo o cinza padronizado e deprimente da maioria dos nossos espaços atuais. Pela dimensão humanista, o Cores do Mundo pretende colaborar para que exposição a outras culturas ofereça inspirações para o crescimento individual, estimulando a diversidade e a inclusão. Chegando até a dimensão econômica, o projeto acredita no poder da diversidade e da inclusão como elementos de estímulo à produtividade.
Funciona assim: empresários, construtores, arquitetos, empreiteiros, decoradores e urbanistas cedem os tapumes e as paredes provisórias de suas construções para que os migrantes e refugiados utilizem como espaços de trabalho e arte.
Há mais de cinco anos a Estou Refugiado trabalha com migrantes e refugiados, ajudando-os a sobreviver, a crescer – e a ser felizes. Desse relacionamento surgiu a conquista da confiança dos migrantes e refugiados que vivem no Brasil, pois eles sabem que podem contar com a Estou Refugiado para ajudá-los a realizar seus sonhos e planos.
Enfim, qualquer um disposto a ceder um tapume, muro ou uma parede pode participar! É só entrar em contato pelo e-mail contato@estourefugiado.org.br, que o Grupo de Artistas Plásticos Refugiados desenhará um projeto adequado, sem compromisso de realização.