Em junho deste ano, o Portal dos Jornalistas e a newsletter Jornalistas&Cia, com o apoio da HBO Latin America, lançaram a primeira edição do Prêmio de Jornalismo Inclusivo. Sob o tema “Todxs Nós – Linguagem Viva e Inclusiva”, o concurso tem por objetivo reconhecer trabalhos jornalísticos que alertem para a importância da inclusão e utilizem consistentemente a linguagem neutra. Concorreram reportagens nas categorias Áudio, Vídeo, Impresso e Online, publicadas entre 1º de outubro de 2019 e 30 de setembro de 2020.

Vale destacar a Menção Honrosa conquistada pelo projeto Manual de Sobrevivência da Quarentena, produzido por alunos da FAAP, sob coordenação das professoras Edilamar Galvão e Mônica Rodrigues da Costa. Integraram a equipe os estudantes Ana Luiza Sousa Peixoto, Beatriz Novik Falcão, Caio Lucca Fraga Fluckiger, Daniel Chammas, Giovanna Oriani, Isabela Andrade, João Quartim, Maria Paula Trilha Storti, Maria Sampaio, Marianna Morais e Pedro a DuArte .

A premiação foi dividida nas categorias Impresso, Online, Áudio e Vídeo, e as reportagens vencedoras foram publicadas na Folha de S. Paulo, Estadão.com, Rádio Tabajara e TV Liberal. Elas abordam temas que vão desde a organização de coletivos para ajudar pessoas vulneráveis da comunidade LGBTQIA+ e a adoção de pronomes neutros por pessoas e empresas até a cobertura de eventos do Dia do Orgulho LGBTQIA+ e a importância do uso do vocabulário inclusivo.

Eis a lista dos trabalhos vencedores:

Fonte: Portal dos Jornalistas